terça-feira, 24 de março de 2009

Organização e ordem

Estava conversando com o professor, e o mesmo recomendou olhar no blog do petic2009 uma parte que falava sobre o nosso tema, então percebi que estamos equivocados com relação ao objetivo do nosso grupo, em outras palavras, temos que focar na análise das ferramentas que usam metodologias como pmbok, cobit, etc... Assim, aconselho aos senhores a olharem o documento contido no link abaixo, sendo mais específico, na seção 4 do documento. Mas não deixa de ser importante todos saberem o significado destas no planejamento e governança em TIC.

Segue o link:
Análise de Ferramentas

Saudações

Informações

Oi gente...

Gostaria de pesquisar, me responsabilizar pela parte da pesquisa que trata do Pmbok (O professor me indicou por ter mais a ver com meu curso), mas se mais alguém quiser pesquisar sobre o mesmo tema não tem problema, aceito parceiros).

Outra coisa é: Não sei em qual ordem está o nosso grupo (1, 2, 3, ...), por favor me digam, para eu saber quando iremos nos apresentar.

Valeu!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Temas para Governança em TIC

Pessoal, os temas que iremos abordar são os seguintes:

Governança em TIC

PETIC

CobiT - ITIL - BSC - PMBOK - CMMI - ISO 27001

terça-feira, 10 de março de 2009

Mais uma visão de Governança em TI

A premissa mais importante da Governança de TI é o alinhamento entre as diretrizes e objetivos estratégicas da organização com as ações de TI. A definição do ilustre professor da FGV Sr. João R. Peres demonstra este conceito de forma abrangente, atribuindo os papéis e as responsabilidades conforme abaixo:

“Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.”

Está definição deixa clara a importância da Governança de TI em organizações que almejam atender a crescente demanda por aumento de qualidade de produtos e processos, a alta competitividade do mercado globalizado e a busca por menores custos e maiores lucros.

Outra definição que se encaixa em Governança de TI é de considerá-la como “a Gestão da Gestão”, demonstrando seu papel principal que é de auxiliar o CIO (Governante de TI) a avaliar os rumos a serem tomados para o alcance dos objetivos da organização, onde um direcionamento errado pode levar a empresa ao fracasso em pouco tempo.

Fonte : http://www.itweb.com.br/voce_informa/interna.asp?cod=180
Achei essa matéria interessante, fala da importância da Governança em TI e indica um livro que pode nos interessar e deve interessar os alunos do curso de SI...

Como empresas administram os direitos decisórios de TI na busca por resultados superiores.


Um grande número de iniciativas de TI tem fracassado em proporcionar os resultados essenciais que as empresas esperavam. Neste importante livro, os especialistas Peter Weill e Jeanne W. Ross explicam por quê. E mostram exatamente o que as empresas devem fazer para colher os reais frutos de seus investimentos em TI.

Com base num estudo feito junto a 250 empresas de todo o mundo, Weill e Ross afirmam que o valor de negócios de TI resulta diretamente de uma governança de TI eficaz. Da alocação, pela empresa, da responsabilidade e dos direitos decisórios. Suas pesquisas revelam que empresas com governança de TI superior tem lucros no mínimo 20% maiores do que as com má governança, considerados os mesmos objetivos estratégicos. Mas somente 38% da alta gerência conseguem descrever com precisão sua governaça de TI. Como, então, os demais gerentes poderão tomar boas decisões pela empresa a esse respeito?

Em Governança de TI, os autores mostram como conceber e implementar um sistema de direitos decisórios que endereçem tres questões fundamentais: Quais decisões devem ser tomadas para garantir um uso e uma gestão apropriados da TI? Quem deve tomar estas decisões? Como tomá-las e monitorá-las? Com suas ilustrações vividas de sistemas de governança usados pelas empresas de melhor desempenho nos setores público e com fins lucrativos, incluindo a Du Pont, a UPS, a UNICEF, a State Street Corporation, a Motorola e a Panalpina.

Principais tópicos abordados:

---As cinco decisões principais que determinam o uso eficiente da TI.

---Um conjunto de modelos aprovados para alocar os direitos decisórios.

---Vários mecanismos comprovados para implementar a governança de TI.

---Uma Matriz de Arranjos de Governança para alinhar a TI aos objetivos gerais de negócio.

---Pare de pensar em TI como função isolada e comece a desenvolvê-la como uma competência organizacional.

---Este livro de Governança em TI estimula tanto executivos como profissionais da área a usarem o poder de seus recursos de TI.


Sobre os Autores:
Peter Weill é diretor do Center for Information Systems Research (CISR) e pesquisador cientista sênior da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology.

Jeanne W. Ross é principal pesquisadora cientista do CISR.

Revisora Técnica:
Tereza Cristina M.B. Carvalho é diretora técnica do LARC/EPUSP, professora doutorada da Escola Politécnica da USP, professora convidada da FVG-SP EAESP e ex-aluna do MIT Sloan.

Endereço:
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=4921&forumid=35

segunda-feira, 9 de março de 2009

O que é Governança de TI

Olá pessoal...

Em primeiro momento vamos mostrar alguns conceitos sobre o nosso tema...

Pesquisando pela net... encontrei um artigo publicado por Cícero Lopes sobre, O que é Governança em TI. Gostaria de compartilhar :)


O QUE É GOVERNANÇA DE TI

Para governar TI, podemos aprender muito com uma boa governança financeira e corporativa. Por exemplo, o CFO (Chefão) não assina todos os cheques nem autoriza todos os pagamentos. Em vez disso, ele estabelece uma governança financeira especificando quem pode tomar essas decisões e como. Em seguida, ele examina a carteira de investimentos da empresa e administra o fluxo de caixa e a exposição a riscos. Este chefão acompanha uma série de indicadores para administrar os ativos financeiros da empresa, intervindo somente quando houver problemas ou oportunidades de melhorias no processo. Princípios similares aplicam-se a quem pode comprometer a empresa com um contrato ou parceria. Toda esta analogia deve ser aplicada à GOVERNANÇA DE TI.

Em sua essência a governança determina quem toma decisões. Mas para se tomar decisões é necessário que haja informações, controles, processos e procedimentos, todo um framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização de TI. Hoje quanto mais rápida e precisa for à informação, mais eficaz é a gestão e o direcionamento da área de TI e do negócio para o sucesso. Todos estes controles, também estimulam a transparência das instituições para com os seus investidores, mostrando a real aplicação dos valores e o retorno esperado e o alcançado até o momento.

Dentro destes conceitos, uma GOVERNANÇA DE TI eficaz deve tratar de três questões:

  1. Quais decisões devem ser tomadas para garantir a gestão e o uso eficaz de TI?
  2. Quem deve tomar essas decisões?
  3. Como essas decisões serão tomadas e monitoradas?

Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/3950/governanca/o_que_e_governanca_de_ti/



Tenham uma ótima semana :D

sexta-feira, 6 de março de 2009

Um primeiro Olá

Olá! Este blog e a informação contida nele, é requisito parcial para a disciplina "Tópicos especiais em sistemas de informação I", na UFS (Universade Federal de Sergipe), para o período letivo 2009/1. Tendo como responsáveis 6 alunos matriculados na disciplina, que ao decorrer do tempo, preencherão com informações úteis sobre "Análise de ferramentas que auxiliam a adoção da governança de tecnologia da informação e comunicação numa organização".

A idéia básica da disciplina é fazer os alunos analisarem um ambiente de informática de uma empresa e verificar ferramentas existentes que se encaixam no modelo de gerência de produção da mesma. Assim, mostrando o passo-a-passo, processos de avaliação e resultados da análise aqui neste blog.

O nosso avaliador é o Rogerio P. Chagas do Nascimento, e os integrantes da equipe são:
Qualquer dúvidas, sugestões e críticas construtivas serão aproveitadas. Obrigado e assine o nosso blog. :)