quinta-feira, 2 de abril de 2009

CMM na governança em TIC

O Capability Maturity Model, foi associado na hierarquia do modelo de Governança em TIC. Utilizado para gerenciar o desenvolvimento de software da organização.



O CMM descreve os estágios de maturidade através dos quais organizações passam enquanto evoluem o seu ciclo de desenvolvimento de software, através de avaliação contínua, identificação de problemas e ações corretivas dentro de uma estratégia de melhoria dos processos. Este caminho de melhoria é definido por cinco níveis de maturidade:

Nível 1: Inicial
  • Ambiente não estável.
  • Resultados a base de competência e heroísmo dos desenvolvedores.
  • Imediatismo, tudo para ontém.
  • Os produtos funcionam mas excedem orçamento e prazo.
Nível 2: Repetível
  • O processo de desenvolvimento repetível em outros projetos.
  • Uso de ferramentas para mapear custos e prazos.
  • Práticas de desenvolvimente aparecem.
  • Situação do projeto é visível ao gerenciamento tendo como consequência a visualização de marcos.
  • Os práticas podem ser diferentes para um projeto em particular.
Apresenta as seguintes KPAs (Key Process Areas ou Áreas chave de processo):

* Gerenciamento de Requisitos
* Planejamento de Projetos
* Acompanhamento e Supervisão de Projetos
* Gerenciamento de Subcontratação
* Garantia de Qualidade de Software
* Gerenciamento de Configuração

Nível 3: Definido
  • Processos bem categorizados e entendidos.
  • Uso de padrões, procedimentos, ferramentas e métodos.
  • Melhoramento progressivo dos processos estabelecidos.
  • Práticas utilizadas para todos os projetos.
Apresenta as seguinte KPAs:

* Revisões (peer review)
* Coordenação de Intergrupos
* Engenharia de Produto de Software
* Gerenciamento de Software Integrado
* Programa de Treinamento
* Definição do Processo da Organização
* Foco no Processo da Organização

Nível 4: Gerenciado
  • Métricas precisas.
  • Metas quantitativas estatísticas para o processo de desenvolvimento e manutenção.
  • Previsibilidade do desempenho do processo.
Nível 5: Otimizado
  • Processos continuamente revisados e melhorados devido ao entendimento quantitativo.
  • Critérios de melhoria são usados, visando o ítem acima.
  • Processos padrões são alvo de melhorias de métricas.
  • Organização preocupado com a melhora dos processos de desenvolvimento.
Referências:
Análise de Ferramentas para Auxiliar a Adoção da Governança de TIC na Instituição X
CMM no Wikipedia

Abraços :)

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